Buscar
  • @dra.sheiladermato

Dicas de cuidados com a pele no inverno

No inverno, especialmente na nossa região em que o frio tende a ser bastante rigoroso, é preciso tomar alguns cuidados para que a nossa pele não sofra tanto com a queda das temperaturas.



Nessa estação, a umidade do ar e as temperaturas mais baixas levam ao ressecamento da pele, que pode ficar com aspecto esbranquiçado, e até mesmo descamar, ficar avermelhada ou coçar.

Para enfrentar a estação e manter a pele bonita e saudável, siga essas dicas:


1- Evite banhos muito quentes e demorados: a água muito quente do banho leva à remoção do manto lipídico (oleosidade natural da pele, que mantém a hidratação), piorando o ressecamento. Devemos evitar a alta temperatura da água e também banhos muito demorados, além de evitar o uso de buchas e esponjas ou de sabonetes em grande quantidade. O ideal é manter a água morna e usar sabonetes suaves.


2- Mantenha a pele hidratada: essa é uma etapa essencial do cuidado com a pele no inverno. O ideal é utilizar um hidratante corporal assim que sair do banho, ainda com a pele levemente úmida, para facilitar a penetração do produto. Lembre-se de usar um hidratante específico para a pele do rosto – pessoas com pele óleos, por exemplo, devem usar produtos próprios para este tipo de pele; consulte seu dermatologista para escolher os produtos mais adequados.


3- Beba bastante água e mantenha uma alimentação equilibrada: é comum reduzirmos a ingestão de líquidos no inverno, mas devemos lembrar que beber água é essencial para manter a hidratação e viço da pele. Para quem tem dificuldades em ingerir mais água, a sugestão é apostar nos chás, que deixam essa tarefa mais gostosa.


4- Use filtro solar: mesmo em dias nublados ou chuvosos, é importante manter o uso do filtro solar, pois as radiações ultravioletas estão presentes mesmo nesses dias. O ideal é aplicar filtro solar de fator 30 ou mais pela manhã e reaplicar pelo menos mais uma vez durante o dia.


5- Dê atenção aos seus lábios: os lábios tendem a ficar ressecados e até a apresentarem rachaduras devido às baixas temperaturas. É importante usar um bom hidratante labial, várias vezes ao dia. Existem produtos disponíveis no mercado que já apresentam também protetor solar na formulação – converse com o dermatologista para escolher a melhor opção.


6- Aproveite essa época para realizar tratamentos dermatológicos: o inverno é uma boa época para se submeter a tratamentos que exigem que o paciente evite a exposição ao sol, como os peelings, lasers fracionados ablativos, luz intensa pulsada, depilação a laser – consulte seu dermatologista para saber o tratamento mais indicado para você.



0 visualização

(54) 3028-3535

Rua Pinheiro Machado, 2020. Sala 1001. Centro

Caxias do Sul / RS 95020-172

Desenvolvido com          e muito        

  • Facebook Dra. Sheila Dermato
  • Instagram Dra. Sheila Dermato